quinta-feira, 11 de abril de 2013

O Leite Nosso de Cada Dia

Vaca Girolanda - 32kg/dia
 
A lot of people don't know but most of the milk drank in Brazil is from Girolanda Cows, that are crossbreeds of Gir Cows and Holstein bulls, (or vice versa) and as result beauties like that of the picture.

Muitos não sabem, mas a maior parte do leite consumido no Brasil é de vacas Girolandas, que são cruzamentos de vacas da Raça Gir, com Touros da raça Holstein (Holandês), o resultado, quando bem acasalado produz lindezas como essa da foto acima.

O leite é entretanto uma tarefa diária, sem férias, sem descanso. Não se pode deixar de ordenhar a vaca, sob riscos de perder sua fuñção leiteira por infecção intra mamária, já que o leite é um excelente meio de cultura.

Pouco é divulgado também sobre a quantidade de dinheiro que o leite irriga na economia, pois a vaca é uma constante via de ingestão de capital, seja por insumos agrícolas, minerais, ou farmacêuticos, fora toda a gama de prestadores de serviço que atendem às fazendas.

Leite, queijo, ricota, iogurtes, soro, e ainda no final a carne e o couro também tem como destino as mesas e armários dos brasileiros, não podemos então permitir que a atividade seja desprezada ou sub-valorizada.

Provavelmente é a atividade rural que mais segura o homem no campo resolvendo inúmeros problemas sociais que as cidades teriam, caso toda a população rural migrasse.

FALTAM ASSIM,  políticas públicas de remuneração ao produtor de leite, de fomento da atividade pós normativa 51, de apoio à formação de cooperativas, mesmo que pequenas e de compensação ambiental para a melhoria genética.

Como já escrito anteriormente sobre o gás metano proveniente da flatulência bovina, entendemos que o gás é antes de mais nada um desperdício de energia, que poderia ser transformada em mais leite e mais carne, caso os animais fossem geneticamente superiores à grande maioria do gado que existe hoje no Brasil.

Uma dose sexada de semen de um touro realmente melhorador, faria que o investimento se pagasse já na primeira lactação em várias formas, primeiro seria em mais leite , mais carne e por cima menos gás metano.

Podemos dizer que um rebanho de vacas produtivas transformam o mesmo capim em mais leite, mais carne e menos gás.

Dessa forma quem poderia pagar por esse serviço ambiental que os competentes tiradores de leite se propõe a prestar ao nosso planetinha azul ?

POLÍTICAS PÚBLICAS JÁ E MENOS BLÁ, BLÁ, BLÁ.

0 comentários:

Postar um comentário

+ Populares