segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Terra para Quê ?


Continuam lá. Até quando essas famílias ficarão respirando poeira e se iludindo com "um pedaço de terra" quanto tempo é necessário para que os "idealizadores" dessa contraproducente ação resolvam falar a verdade ? A de que esse não é o caminho ?


texto anterior abaixo.
de outubro de 2013





Moro em Ribeirão Preto, outrora capital do Café, depois da Cerveja, depois da Cana e agora pretende se firmar como capital do Agronegócio.
Praticamente cercada por canaviais, a maior cidade de uma região do tamanho da Holanda, um município relativamente pequeno, em que mais de 50% de sua área é urbana, vivemos em uma ilha de prosperidade, devido à posição geográfica estratégica, universidades aqui instaladas, prestadores de serviço e comércio dos mais variados possíveis, que por acaso está instalada sobre um latossolo vermelho conhecido por terra roxa, onde em se plantando tudo dá.
Cerca de 40 dias atrás uma das terras da Usina Nova União, em Serrana, 30 km daqui foi novamente  invadida pelo Movimento Sem Terra para reivindicar aquelas terras para a reforma agrária, sendo essa a oitava tentativa após sete retomadas de posse. Somam-se ali mais de 300 famílias instaladas em barracos de lona, tendo a entrada da Usina bloqueada por uma barreira de pneus e paus.
Pretendem os invasores reverter a dívida do proprietário, e dos arrendatários, com o erário Paulista em terra para produção de alimentos, retirando dali uma atividade canavieira para a instalação da Agro-Floresta, que muito beneficiaria o meio ambiente, aplicando espécies vegetais como banana, abóboras, mandioca, milho, alem de reflorestar a área tomada hoje pelo canavial.
Algumas perguntas, entretanto, estão sem resposta.
1) Há plano de negócios para as novas atividades agrícolas ?
2) As pessoas envolvidas têm experiência em produção rural ?
3) Haverá treinamento para capacitação e mecanização ou uso de tecnologias?
4) As políticas de financiamento da agricultura familiar financiarão a empreitada ?
5) Qual o tamanho da área que caberá a cada família ?
Essas perguntas básicas tem por finalidade saber se essas famílias encontrarão o sonho da prosperidade hoje alimentado pela esperança ou o pesadelo da miséria , uma vez ali instaladas.
Produzir é tão importante como comercializar a produção, auferir lucro e remunerar a atividade, afinal o trabalho deve ser remunerado, dessa vez como proprietários e empreendedores.
Políticos se comprometem, quando defendem a reforma agrária, e também quando defendem a manutenção do estado de direito, enquanto isso,  essas famílias sonham e persistem.

+ Populares